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Dúvidas - iniciante


Jonis  Maurin Ceara 115322
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Jonis  Maurin Ceara 115322
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Olá.

Estou iniciando agora minhas atividades como piloto e estou lendo bastante....porém, tenho algumas dúvidas q nao consegui encontrar resposta onde li, até agora.

 

1) Quando utilizamos VOR's, é possível iterceptar e seguir radiais, que normalmente deixam a aeronave na ponta da pista, pelo que eu entendi (e pratiquei no FSX), correto?

E com NDB, como é feita a proximação? Pelo que entendi, a diferença entre os dois é que o NDB somente aponta para a direção da antena, nada mais. Porém, aqui em Ribeirao Preto tem somente NDB e eu nao estou sabendo como fazer a aproximação e o alinhamento da aeronave. Alias, com oNDB é possível alinhar a aeronave na pista? (é claro, sem a precisão de um ILS). Esta é a carta que eu tenho como exemplo: http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=a713d1d4-370d-1032-95e7-72567f175e3a

 

2) Na cartas mais atualizadas, eu descobri que existe sim um VOR em Ribeirao e por isso adicionei ele no mapa dp FSX. Pois bem, seguindo esta carta: http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=bf6900d8-370d-1032-95e7-72567f175e3a eu sei que eu tenho que interceptar a radial 005 do VOR RPR na frequencia 115.60. Eu consegui fazer isso sem problema e a aeronave ficou totalmente alinhada.....a minha dúvida é com relação ao 'antes'. Qual é o procedimento correto? Pe na carta só diz a radiavel para alinhar e pousa, para arremetida e decolagem. Nao deveria ter uma informação de qual distancia eu deveria começar a interceptar, por exemplo?

 

3) Supondo que eu saia de SBYS Pir[Mod - Happy Thoughts]ununga) e resolva ir para Ribeirao através da saida RPR, usando o VOR PIR, conforme esta carta: http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=ffc96e3e-2050-1032-95e7-72567f175e3a

O correto é eu decolar, interceptar a radial 355 (QDR) do VOR PIR e seguir por 56nm. Seria isso? Se for, eu nao entendi essa distancia.....pq eu fiz essa rota e aos 56nm, eu estou exatamente em cima do aeroporto de RP, porém a cerca de 10nm ao lado esquerdo dele, e nao totqalmente alinhado. Eu imagino que em certo ponto (antes de chegar os 56nm do VOR PIR) eu deva começar os procedimentos de chegada em RP (como este, por exemplo: http://www.aisweb.aer.mil.br/download/?arquivo=b52bc664-370d-1032-95e7-72567f175e3a ), mas em que ponto eu devo começar, uma vez que nao tenho essa informação na carta de chegada?

 

4) É possível inserir fixos, vors e ndbs no GPS? Senao, como é feito a maioria dos voos de aeronaves maiores (737, por exemplo)? eu imagino que nao seja SOMENTe pelos instrumentos, mas sim utilizando GPS também. No GPS, eu sei definir o destino (linha reta) e também os procedimentos já programados no GPS (botao PROC), mas acredito que o ideal seria utilizar parte do voo via GPS e outra parte via instrumentos, como em uma aeronave menor, correto? Alguem poderia me explicar isso? Eu sei que nao existe uma regra, mas deve existir um meio mais utilizado.

 

5) Isso acho que é marcação minha, mas eu nao vi nas cartas os rumos ou indicações de direção......como eu escolho a melhor saida para o meu destino?

 

Se perguntei alguma bobeira, desculpem....mas tentei encontrar as respostas e nao encontrei.

 

Obrigado!

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  • 2 weeks later...
Gustavo Oliveira 1138387
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Olá Jonis, tudo bem?

Primeiramente gostaria de recomendar o cadastro no site www.jo.eng.br

Neste site você vai poder tirar todas essas dúvidas e ainda se conectar em Pir[Mod - Happy Thoughts]ununga às quartas feiras à partir das 21:00 de Brasília (HV) para praticar seus procedimentos e tirar mais dúvidas.

Quanto ao seu email, darei uma explicação breve por hora. Esou na correria para trabalhar aqui e não disponho de muito tempo. :/

 

1) Quando utilizamos VOR's, é possível iterceptar e seguir radiais, que normalmente deixam a aeronave na ponta da pista, pelo que eu entendi (e pratiquei no FSX), correto?

E com NDB, como é feita a proximação? Pelo que entendi, a diferença entre os dois é que o NDB somente aponta para a direção da antena, nada mais. Porém, aqui em Ribeirao Preto tem somente NDB e eu nao estou sabendo como fazer a aproximação e o alinhamento da aeronave. Alias, com oNDB é possível alinhar a aeronave na pista? (é claro, sem a precisão de um ILS). Esta é a carta que eu tenho como exemplo: http://www.aisweb.aer.mil.br/download/? ... 567f175e3a

 

Nem sempre os procedimentos para a final (IAC) o alinharão com a pista. A aproximação de não precisão, sendo VOR ou NDB, vai fazer com que você se aproxime em segurança para que até o "MDA" você aviste a pista, corrija sua rampa e pouse em segurança.

 

2) Na cartas mais atualizadas, eu descobri que existe sim um VOR em Ribeirao e por isso adicionei ele no mapa dp FSX. Pois bem, seguindo esta carta: http://www.aisweb.aer.mil.br/download/? ... 567f175e3a eu sei que eu tenho que interceptar a radial 005 do VOR RPR na frequencia 115.60. Eu consegui fazer isso sem problema e a aeronave ficou totalmente alinhada.....a minha dúvida é com relação ao 'antes'. Qual é o procedimento correto? Pe na carta só diz a radiavel para alinhar e pousa, para arremetida e decolagem. Nao deveria ter uma informação de qual distancia eu deveria começar a interceptar, por exemplo?

 

As distâncias estão descritas no perfil longitudinal das cartas.

Normalmente, nas grandes terminais, existem as cartas STAR. Essas cartas são o início do procedimento de aproximação subsequente ao abandono da aerovia utilizada. No caso de Ribeirão essa carta não existe e você é o responsável por livrar a aerovia e descer até a altitude inicial do procedimento IAC. Contate o ATC online sempre antes de iniciar a descida e só inicie quando autorizado. Via de regra utilize o macete de verificar o quanto você precisa descer (Seu FL - Altitude inicial do procedimento) e multiplique por três. Esse valor é a distância em milhas para o início da descida com a razão de descida prevista para a operação da sua aeronave.

 

3) Supondo que eu saia de SBYS Pir[Mod - Happy Thoughts]ununga) e resolva ir para Ribeirao através da saida RPR, usando o VOR PIR, conforme esta carta: http://www.aisweb.aer.mil.br/download/? ... 567f175e3a

O correto é eu decolar, interceptar a radial 355 (QDR) do VOR PIR e seguir por 56nm. Seria isso? Se for, eu nao entendi essa distancia.....pq eu fiz essa rota e aos 56nm, eu estou exatamente em cima do aeroporto de RP, porém a cerca de 10nm ao lado esquerdo dele, e nao totqalmente alinhado. Eu imagino que em certo ponto (antes de chegar os 56nm do VOR PIR) eu deva começar os procedimentos de chegada em RP (como este, por exemplo: http://www.aisweb.aer.mil.br/download/? ... 567f175e3a ), mas em que ponto eu devo começar, uma vez que nao tenho essa informação na carta de chegada?

 

QDR e QDM são procedimentos para NDB somente. Radiais para VOR. No caso da carta de saída de Pir[Mod - Happy Thoughts]ununga, ela não é uma carta de traslado para Ribeirão e é utilizada para ingresso nas aerovias que tem pontos de interseção nos fixos de saída previstos na carta. Mais uma vez você é o responsável por solicitar a descida para o início do procedimento. Existem procedimentos que bloqueiam os auxílios rádio e então iniciam o afastamento para curvar e aproar a final. Esse bloqueio tem três maneiras de ser feito e pode ser estudado também no site que p[Mod - Happy Thoughts]ei lá em cima.

 

4) É possível inserir fixos, vors e ndbs no GPS? Senao, como é feito a maioria dos voos de aeronaves maiores (737, por exemplo)? eu imagino que nao seja SOMENTe pelos instrumentos, mas sim utilizando GPS também. No GPS, eu sei definir o destino (linha reta) e também os procedimentos já programados no GPS (botao PROC), mas acredito que o ideal seria utilizar parte do voo via GPS e outra parte via instrumentos, como em uma aeronave menor, correto? Alguem poderia me explicar isso? Eu sei que nao existe uma regra, mas deve existir um meio mais utilizado.

 

O GPS não é homologado como instrumento de navegação primária. É possível inserir fixos e até aerovias, mas não é homologado. Hoje em dia existem equipamentos chamados FMC e FMS dentre outros. Sugiro que inicie sua carreira online como é feito no mundo real. Ninguém começa voando os grandes jatos, isso é suicídio e pula diversas etapas do seu aprendizado. Siga os p[Mod - Happy Thoughts]os sugeridos no site que p[Mod - Happy Thoughts]ei como referência e em breve você estará com os grandes jatos nos céus da VATSIM, sabendo o que está fazendo.

 

5) Isso acho que é marcação minha, mas eu nao vi nas cartas os rumos ou indicações de direção......como eu escolho a melhor saida para o meu destino?

 

As cartas de saída normalmente tem um fixo de ingresso em aerovias. No site www.aisweb.aer.mil.br tem as cartas ERNC que são utilizadas para a escolha das aerovias. Existem regras específicas para cada aerovia e um bom começo é ler a legenda das cartas. Mais uma vez, recomendo fortemente o ingresso no site www.jo.eng.br e os treinamentos online que acontecem as quartas feiras em Pir[Mod - Happy Thoughts]ununga à partir das 21 de Brasília no horário de verão.

 

Espero ter contribuído um pouco, desejo muita sorte em sua carreira virtual e espero vê-lo em breve nos treinamentos da academia.

 

Att,

Gustavo Oliveira CID 1138387

 

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  • 1 year later...
Tiago Vieira 826581
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Olá, não sou bem iniciante mas faz anos que não faço desta minha diversão. então estou de volta.

 

Quero perguntar algo, mas não quis criar um tópico apenas para isso e aproveitei o [Mod - Happy Thoughts]unto aqui abordado....

 

 

Como os amigos de asas rotativas fazem pra comeprir a regra de texto na unicom?

Não haveria nenhuma forma de obrigar aos pilotos a escutar a frequência e desobrigar o envio de coordenação por texto?

 

Quanto a obrigatoriedade de coordenação quando tiver tráfego a 40nm solo ou ar... sou do tipo que coordena tendo ou não, afinal meu equipamento simulado não tem TCAS e prefiro não ferir o realismo da operação, então posso continuar coordenando mesmo sem conhecer efetivamente o tráfego a volta ou sou obrigado a usar um recurso estranho pra comeprir esta regra?

At,

-Best regards

 

Thiengo T. Vieira (Tiago)

ID VATSIM 826581

CEO - Coelum Taxi Aéreo Virtual

 

-- Coelum is a virtual air taxi with operation in entirely Brazilian territory

-- We have rotary and fixed wing simulation to receive any adept of hobby

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  • 3 weeks later...
Gustavo Oliveira 1138387
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Olá Tiago!

No caso da UNICOM, a coordenação por texto é obrigatória. Essa é uma decisão da VATSIM Internacional que foi por diversos motivos.

Aqui mesmo no fórum você encontrará bastante material à respeito disso.

Dependendo do software de conexão que esteja utilizando, é possível criar um conjunto de atalhas que facilitam na hora de coordenar por texto.

Leia o manual do FSInn e procure por "Chat".

No mais, quanto mais coordenado melhor e mais seguro é o voo. Esse é o padrão real e [Mod - Happy Thoughts]im deve ser seguido na VATSIM.

Lembrando do acronomo ILAE

Identifica, Localiza, informa a Altitude e Estima o próximo ponto.

Bons voss e conte conosco!

Gustavo Oliveira CID 1138387

 

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