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Projeto AIRACS Brasil


Marcelo Muller 810205
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Senhores,

 

Falta pouco para finalmente termos os fixos e auxílios atualizados e corretos aqui no Brasil. Graças a uma iniciativa do nosso colega Waldecy Gonçalves já está sendo finalizado o Projeto AIRACS Brasil, que vai disponibilizar a todos os fixos brasileiros atualizados a cada revisão das cartas pelo DECEA.

 

Conforme explica o próprio Waldecy:

Desde a implantação da Nova Circulação Brasileira, em junho de 2004, comecei a trabalhar nesta questão e já tenho digitado TODO o espaço aéreo brasileiro, atualizado até 12 de maio de 2005, aguardando uma palavra da Navdata, para ser incorporado ao próximo ciclo Airac, se possível. São aproximadamente 2.500 fixos que aparecem em TODAS as SIDs, STARs, IACs e aerovias do Brasil.

 

O trabalho foi executado baseado nas cartas e publicações oficiais do DECEA, do Ministério da Aeronáutica, as quais tenho mantido atualizadas e pretendo continuar fazendo-o.

 

O trabalho iniciado há quase um ano, foi motivado pelas omissões existentes nos dados da Navdata (e também a algumas incorreções) e a perspectiva do "fechamento" do acesso ao banco de dados do DAFIF.

 

No dia 17 de maio enviei e-mail ao responsável pela Navdata, Sr. Richard Stefan, oferecendo o banco de dados que temos em mãos e solicitando orientação quanto a certos detalhes técnicos. Coloquei também uma mensagem no fórum da Navdata comentando sobre o [Mod - Happy Thoughts]unto. Vejam http://forums.avsim.net/dcboard.php?az=sho...sg_id=799&page=

 

Continuo aguardando um pronunciamento com uma certa preocupação, pois ao longo do tempo que tenho trabalhado no projeto, não obtive respostas para três outros e-mails que enviei à Navdata.

 

Estou às ordens para outras informações que desejarem sobre o projeto.

 

Waldecy Gonçalves

http://www.flyfs.com

Pois é senhores, o Projeto está indo de vento em popa.

O trabalho do Waldecy é de fato bem minuncioso e só podemos agradecê-lo pelo seu empenho. Aliás não só a ele mas também aos demais voluntários que estão juntamente com ele revisando todos os dados digitados. Faço parte da Comunidade FlyFS e posso dizer que o pessoal está de fato se empenhando para que tenhamos os AIRACS finalmente corretos no Brasil, independente do fim do DAFIF.

 

Entrei novamente em contato com o Richard Stefan hoje, em nome do Projeto AIRACS Brasil e da Comunidade FlyFS para viabilizar e envio desses dados à Navdata e se possível já termos o próprio AIRAC 0506 ou 0507 com todos os fixos no Brasil corrigidos e atualizados, eliminando os obsoletos e adicionando os novos. Esta seria a solução mais prática. Estamos agora aguardando a resposta do Richard.

 

Posso dizer que já temos hoje todos os dados disponíveis. O trabalho está pronto, a etapa atualmente em curso é a conferência de todos os dados. Estamos checando todos os nomes e coordenadas de todos os fixos para tentar eliminar o maior número possível de erros e ter um banco de dados o mais correto possível.

 

Caso o contato com a Navdata não seja satisfatório - o Waldecy já tentou contato anteriormente com ele sem sucesso - esses dados serão disponibilizados a todos através do nosso site. Estamos evitando este caminho no entanto por uma questão de praticidade, é obviamente muito mais cômodo tê-los incorporados aos próprios ciclos AIRAC da Navdata. Uma etapa seguinte do Projeto que será implementada independente do resultado será a implementação de um banco de dados em nosso site onde todos os usuários poderão comunicar eventuais imprecisões e eventuais correções necessárias aos fixos.

 

Manteremos a todos informados do andamento do Projeto AIRACS Brasil e do resultado das conversas com a Navdata.

 

Grande abraço a todos,

Marcelo Müller

Comunidade FlyFS

Webmaster

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Caro Marcelo,

 

Nós da Vatsim e do vôo virtual só temos que agradecer ao maravilhoso trabalho que vocês têm feito! Realmente é um projeto inédito que vai melhorar ainda mais a aviação virtual brasileira. Esperamos anciosos para tais novidades. E precisando de qualquer ajuda por parte da Vatbrz, estaremos sempre aqui à disposição!

 

Parabéns a todos da FlyFs por esse excelente projeto!!!

 

[]'s

Lucas Torres

Diretor de Comunicação Social

VATSIM BRASIL

www.vatsim.com.br

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Boas Marcelo:

 

Muito boa notícia !! Nós podemos de alguma maneira ajudar a vocês no contato com o Richard Stefan, porque temos desenvolvimentos em comum. Já p[Mod - Happy Thoughts]amos a bola, essa é nossa contribuição no momento, porém ele só retorna de viagem após 30 de maio próximo.

 

Fiquem em contato, achamos muito interessante e útil o trabalho para toda a comunidade, e temos vários aplicativos que efetivamente vão usar esta valiosa ferramenta !!

 

Parabéns FlyFS!

 

Edson Felix

Diretor de Desenvolvimento e Tecnologia

VATSIM BRASIL

www.vatsim.com.br

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Boas Marcelo:

Muito boa notícia !! Nós podemos de alguma maneira ajudar a vocês no contato com o Richard Stefan, porque temos desenvolvimentos em comum. Já p[Mod - Happy Thoughts]amos a bola, essa é nossa contribuição no momento, porém ele só retorna de viagem após 30 de maio próximo.

Edson, agradeceria sua intervenção junto ao Richard. Já enviei quatro mensagens, a primeira em agosto de 2004 e a última dia 17 de maio de 2005, TODAS sem resposta! Coloquei também dois "posts" no fórum da Navdata, também sem qualquer reação do Richard... Não consigo imaginar o que possa estar acontecendo. [Mod - Happy Thoughts]im, sua ajuda será muito bem vinda. Obrigado.

Waldecy

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Boas Waldecy !

 

Antes de mais nada, parabéns pelo esforço, esse trabalho que vocês estão desenvolvendo é, além de tudo, um marco da capacidade contributiva da aviação virtual para todos os demais segmentos da aviação.

 

Goastaria de perguntar: Existe a possibilidade de termos os waypoints trecho a trecho ? Por exemplo, SBSP/SBRJ pela UW62 com o wp inicial e final ? Se tiver isso, há possibilidade de aplicação imediatado do AIRAC BR em um de nossos aplicativos , sem necessidade do AIRAC Navdata !! Além disto temos um pequeno aplicativo aqui que extrai do AIRAC todos os waypoints de uma aerovia automaticamente, o que pode auxiliar no trabalho de compilação de RPL.

 

Contato para maiores detalhes: MSN [email protected]

 

Grande abraço

 

Edson Felix

Diretor de Desenvolvimento e Tecnologia

VATSIM BRASIL

www.vatsim.com.br

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Goastaria de perguntar: Existe a possibilidade de termos os waypoints trecho a trecho ? Por exemplo, SBSP/SBRJ pela UW62 com o wp inicial e final ? Se tiver isso, há possibilidade de aplicação imediatado do AIRAC BR em um de nossos aplicativos , sem necessidade do AIRAC Navdata !! Além disto temos um pequeno aplicativo aqui que extrai do AIRAC todos os waypoints de uma aerovia automaticamente, o que pode auxiliar no trabalho de compilação de RPL.

A possibilidade existe, pois tenho os docomeentos originais da Aeronáutica com todas as aerovias que cruzam o Brasil (mais de 300...) mas não é a forma como tenho digitado a base de dados dos "waypoints", neste momento, pois o objetivo inicial do projeto foi completar e corrigir a base de dados da Navdata, no que se refere aos "waypoints". Numa segunda etapa vamos enforcar as aerovias, auxílios-rádio e aeroportos.

 

Os dados foram digitados a partir de dois docomeentos: AIP-MAP (que contem todos os fixos de TMAs/aeroportos ) e do AIP-Brasil (extraídos de uma tabela com nome dos fixos, suas coordenadas e as aerovias a que pertencem). Obviamente há uma certa duplicação pois as SIDs / STARs contêm waypoints que também fazem parte de uma aerovia.

 

Vamos nos falar pelo MSN para discutirmos mais detalhes, como sugeriu. Um abraço.

Waldecy

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  • 2 years later...

A notícia da proximidade finalização do AIRACS do Brasil, embora esteja incluida como recente, é auspiciosa. Mas sendo um [Mod - Happy Thoughts]inante do navigraph, estou cada vez mais desapontado com as atualizações, pois a cada novo AIRAC, observo falhas e ausências de informações sobre aeroportos e pistas, como por exemplo,:

EGGD- Faltam as pistas 9R e 9L

KMIA - faltam as pistas 27R e 27L

SBRJ - Não existe para a navigraph

 

[Mod - Happy Thoughts]im, pergunto ao autor do Airac brasileiro se não poderia usar outro nome e evitar de oferecer seus serviços à Navigraph, pois estou completamente sem esperança de uma solução para os problemas apontados.

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  • 2 weeks later...

Grande e muito boa iniciativa sr. Waldecy Gonçalves

Pois é esse pessoal da NAVDATA pelo jeito é meio chato...!

Bom dou todo o apoio ao projeto.

 

Não sei se é de seu conhecimento mas há um projeto de atualização dos banco de dados do SERVINFO, este por sua vez já esta acontecendo, então seria bom também que você mostre seu trabalho para eles. Visto que o banco de dados do ServInfo do espaço aereo brasileiro é muito desatualizado!

 

Abraços!

Guilherme Mendes Araujo - SBBR

 

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